2º Museu na Escola

Em 23 de setembro de 2023 realizamos o 2º Museu na Escola em parceria com a Escola Estadual Capitão Virgílio Garcia (CAVIGA).

Ainda dialogando com a arte de rua trouxemos o artista Marcos Cestari para a Palestra: Do pixo a prosa, do verso ao vídeo".

Marcos Cestari é graduado em Propaganda e Marketing pela Universidade Paulista e Letras Inglês/Português pela UNIFRAN, ainda cursou 4 anos de Geologia na USP. Em outra vertente "acadêmica" participou de dezenas de cursos e workshops de Clown e Circo, incluindo uma imersão de 5 semanas em Toronto Canadá - Clown Through Mask com a mestre canadense Sue Morrison. Atualmente reside em Santa Rita do Passa Quatro - SP, onde lançou o livro de contos "Só hoje te quiz mil vezes", inspirado nas pichações da cidade. Os contos renderam ainda um repertório de VideoPoemas a serem projetados na sua instalação Arte-Visual "Só Poesia Liberta". Partindo de uma premissa que tanto dialoga com os adolescentes, a contravenção, o "pixo", o artista explora o seu próprio processo criativo introduzindo-o nas diversas profissões que passou e como estão implícitas no seu trabalho atual.

O Projeto Museu na Escola vem de uma longa análise de nossa equipe da necessidade de levar a arte e a cultura mais próximas aos jovens. É uma tônica de vários equipamentos de cultura não conseguir atingir adequadamente os jovens que por algum motivo (distância geográfica, distância cultural, não pertencimento, etc) não atuam ou frequentam esses equipamentos, e também para trabalharmos junto às escolas, na base da formação artística-cultural deles.

Veja como foi: